blogger.com

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Pesquisadores desenvolvem remédio que diminui o medo


Pesquisadores da Universidade Autônoma de Barcelona e da Universidade de Emory de Atlanta (EUA). O fármaco foi testado em ratos, demonstrando seu efeito para tratar transtornos de estresse pós-traumático de pânico e fobias, que bem poderia agir de forma similar nas pessoas. 

Os resultados desta pesquisa foram publicados no "American Journal of Psychiatry", e demonstram que com apenas uma dose de 7,8-dihidroxiflavona  -um derivado flavonoide- injetada em ratos que previamente foram submetidos a um fato traumático, é produzido um efeito sobre o medo: extingue-se mais rapidamente e potencializa a nova aprendizagem através da ativação dos receptores TrkB do cérebro, que são ativados nos mamíferos pela proteína BDNF. 

Em nossa dieta diária a 7,8-dihidroxiflavona  está presente em alimentos como o vinho tinto, cítricos, cereais, chá e chocolate. Talvez por isto é que algumas pessoas fiquem aliviadas ao comer um chocolate ou tomar uma taça de vinho quando estão sob situações de estresse.

Os resultados obtidos nesta pesquisa postulam que este remédio poderia ser útil para o tratamento de transtornos baseados no medo, como o estresse pós-traumático, o pânico e as fobias, ao ser combinado com psicoterapia

Nenhum comentário:

Postar um comentário